Pular para o conteúdo

Mapas Mentais sobre Febre Amarela

Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre febre amarela.

Mapa Mental sobre febre amarela (1)

Mapa Mental sobre febre amarela (2)

Mapa Mental sobre febre amarela (3)

Mapa Mental sobre febre amarela (4)

Mapa Mental sobre febre amarela (5)

Mapa Mental sobre febre amarela (6)

Mapa Mental sobre febre amarela (7)

Mapa Mental sobre febre amarela (8)

Mapa Mental sobre febre amarela (9)

Mapa Mental sobre febre amarela (10)

Resumo sobre febre amarela

A febre amarela é uma doença viral hemorrágica transmitida por mosquitos, com potencial de causar surtos graves e mortes. A doença, presente em regiões tropicais da África e da América do Sul, é causada pelo vírus da febre amarela (YFV), que pertence à família Flaviviridae.

Os sintomas variam de leves, como febre, dor de cabeça e dores musculares, a graves, incluindo icterícia (amarelamento da pele e olhos, daí o nome), hemorragias, insuficiência renal e hepática, e até a morte. A gravidade da doença depende de fatores como a carga viral, a genética do indivíduo e a idade.

A transmissão ocorre através da picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Aedes e Haemagogus. O ciclo da doença pode ser silvestre, envolvendo macacos e mosquitos, ou urbano, com seres humanos e mosquitos.

A principal forma de prevenção é a vacinação, que é extremamente eficaz e oferece proteção por toda a vida. Outras medidas importantes incluem o controle de mosquitos, através da eliminação de criadouros e uso de repelentes.

O tratamento é sintomático, visando aliviar os sintomas e suportar as funções vitais do paciente. Não há tratamento específico para o vírus. A detecção precoce e o tratamento adequado, em unidades de saúde, são cruciais para aumentar as chances de sobrevivência. A febre amarela continua sendo uma ameaça à saúde pública, ressaltando a importância da vigilância epidemiológica, vacinação e educação da população.