Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre Conjuração Mineira.
Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (1)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (2)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (3)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (4)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (5)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (6)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (7)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (8)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (9)

Mapa Mental sobre Conjuração Mineira (10)

Resumo sobre Conjuração Mineira
A Inconfidência Mineira, também conhecida como Conjuração Mineira, foi um movimento de caráter separatista ocorrido em 1789 na Capitania de Minas Gerais, no Brasil Colonial. Impulsionada pelas crescentes tensões com Portugal e o desejo de independência, a conspiração foi liderada por um grupo de intelectuais, militares e membros da elite local, profundamente insatisfeitos com a política fiscal portuguesa, principalmente a cobrança da derrama, imposto que exigia o pagamento da diferença de ouro apurado anualmente.
A ideia de um país independente, com a implantação de uma república baseada em ideais iluministas, atraiu nomes como Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa e outros. O plano visava, primeiramente, a proclamação da república em Vila Rica (atual Ouro Preto) e, em seguida, a libertação de outras províncias. A conspiração foi denunciada por Joaquim Silvério dos Reis, um dos participantes, que delatou os demais em troca do perdão de suas dívidas.
A Coroa Portuguesa agiu com rigor. Os líderes foram presos e julgados. A maioria foi condenada ao degredo, ou seja, ao exílio em colônias africanas. Tiradentes, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, foi considerado o principal líder e, por isso, o único a ser enforcado e esquartejado, em um ato que visava servir de exemplo e reprimir outros movimentos de contestação. Apesar de fracassada, a Inconfidência Mineira se tornou um importante marco na luta pela independência do Brasil, inspirando movimentos futuros e solidificando a memória de seus participantes como heróis nacionais.