Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre Grandes navegações.
Mapa Mental sobre Grandes navegações (1)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (2)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (3)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (4)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (5)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (6)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (7)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (8)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (9)

Mapa Mental sobre Grandes navegações (10)

Resumo sobre Grandes navegações
As Grandes Navegações, um período crucial da história mundial que se estendeu do século XV ao XVII, foram impulsionadas por uma confluência de fatores econômicos, tecnológicos e políticos. O desejo europeu por novas rotas comerciais para as especiarias, sedas e metais preciosos do Oriente, somado ao fechamento das rotas terrestres tradicionais por parte do Império Otomano, alimentou a busca por caminhos marítimos alternativos.
Portugal e Espanha lideraram esse movimento. Portugal, com o apoio do príncipe Henrique, o Navegador, investiu em tecnologia naval e exploração da costa africana, culminando na chegada de Vasco da Gama à Índia em 1498. A Espanha, por sua vez, financiou a expedição de Cristóvão Colombo, que “descobriu” a América em 1492, abrindo um novo mundo para a exploração e exploração.
Avanços tecnológicos, como a caravela, o astrolábio e a bússola, facilitaram a navegação em mar aberto. Os descobrimentos tiveram um impacto profundo no mundo. A Europa enriqueceu com o comércio de novas mercadorias e a exploração de recursos naturais das colônias. A América foi colonizada, com a imposição da cultura europeia, a dizimação das populações indígenas e o estabelecimento do tráfico de escravos africanos. As Grandes Navegações transformaram a geografia mundial, conectando continentes e dando início a um período de intensa globalização.