Pular para o conteúdo

Mapas Mentais sobre Guerra Do Iraque

Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre Guerra do Iraque.

Mapa Mental sobre Guerra do Iraque (1)

Resumo sobre Guerra do Iraque

A Guerra do Iraque foi um conflito prolongado que começou em 2003 com a invasão do Iraque liderada pelos Estados Unidos, que derrubou o governo de Saddam Hussein. Aqui está um resumo dos eventos principais:

Invasão e Ocupação (2003)

Em 20 de março de 2003, uma coalizão liderada pelos EUA invadiu o Iraque, alegando que o Iraque possuía armas de destruição em massa (ADM) e tinha ligações com a Al-Qaeda. No entanto, nenhuma arma de destruição em massa foi encontrada. As forças dos EUA ocuparam o Iraque, levando à dissolução do governo iraquiano e ao estabelecimento da Autoridade Provisória da Coalizão.

Insurgência e Violência Sectária (2004-2008)

Após a ocupação, o Iraque mergulhou em uma violenta insurgência liderada por grupos sunitas descontentes com a ocupação e pelo governo liderado pelos xiitas. A violência sectária também irrompeu entre sunitas e xiitas, resultando na morte de milhares de civis.

Retirada dos EUA e Dissolução do ISIS (2011-2018)

Em 2011, todas as tropas de combate dos EUA se retiraram do Iraque. No entanto, a violência continuou e o ISIS (Estado Islâmico do Iraque e da Síria) emergiu como uma força poderosa, conquistando territórios significativos em 2014. Uma coalizão liderada pelos EUA lançou uma campanha aérea e operações terrestres contra o ISIS, que finalmente levou à sua derrota e dissolução em 2018.

Consequências

A Guerra do Iraque teve consequências de longo alcance. Estima-se que centenas de milhares de civis iraquianos foram mortos, milhões foram deslocados e o país foi deixado devastado. A guerra também enfraqueceu a região e contribuiu para a instabilidade no Oriente Médio. Além disso, os EUA gastaram trilhões de dólares na guerra e milhares de soldados americanos foram mortos ou feridos.