Pular para o conteúdo

Mapas Mentais sobre Circulação Sistêmica

Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre Circulação sistêmica.

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (1)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (2)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (3)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (4)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (5)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (6)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (7)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (8)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (9)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (10)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (11)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (12)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (13)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (14)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (15)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (16)

Mapa Mental sobre Circulação sistêmica (17)

Resumo sobre Circulação sistêmica

A circulação sistêmica, também conhecida como grande circulação, é a parte do sistema circulatório responsável por fornecer sangue rico em oxigênio e nutrientes para todos os tecidos e órgãos do corpo, e por remover os resíduos metabólicos, como dióxido de carbono, para serem eliminados. Este processo vital começa no ventrículo esquerdo do coração, onde o sangue oxigenado é bombeado através da aorta, a maior artéria do corpo.

A aorta se ramifica em artérias menores que transportam o sangue para as diversas regiões do corpo, incluindo cabeça, tronco e extremidades. Ao chegar nos tecidos, as artérias se dividem em arteríolas, que se conectam aos capilares, os vasos sanguíneos mais finos. Nos capilares, ocorre a troca de substâncias entre o sangue e as células: oxigênio e nutrientes são liberados para as células, enquanto dióxido de carbono e resíduos metabólicos são absorvidos pelo sangue.

Após a troca, o sangue desoxigenado entra nas vênulas e, em seguida, nas veias, que convergem em veias maiores. As veias transportam o sangue de volta ao coração, entrando no átrio direito. De lá, o sangue passa para o ventrículo direito, completando o ciclo e preparando o sangue para ser enviado à circulação pulmonar para ser oxigenado novamente. A circulação sistêmica é, portanto, um sistema complexo e interconectado, fundamental para a homeostase e sobrevivência do organismo. A eficiência da circulação sistêmica é crucial para a manutenção da saúde e para o bom funcionamento de todos os sistemas do corpo.