Pular para o conteúdo

Mapas Mentais sobre Ética Kantiana

Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre Ética kantiana.

Mapa Mental sobre Ética kantiana (1)

Mapa Mental sobre Ética kantiana (2)

Resumo sobre Ética kantiana

A ética kantiana, formulada pelo filósofo Immanuel Kant, baseia-se no conceito de dever moral absoluto e na razão pura. De acordo com Kant, as ações morais são aquelas que são realizadas por dever, e não por inclinação ou desejo.

Para Kant, existem dois tipos principais de imperativos: categóricos e hipotéticos. Os imperativos categóricos são comandos incondicionais que se aplicam a todos os seres racionais, independentemente das circunstâncias ou desejos. Eles são baseados em princípios universais, como “aja sempre de acordo com a máxima pela qual você possa, ao mesmo tempo, querer que ela se torne lei universal”.

Por outro lado, os imperativos hipotéticos são comandos condicionais que dependem de algum fim ou objetivo desejado. Eles são válidos apenas se o fim que eles visam for desejado. Por exemplo, “se você quiser ser feliz, então aja de forma virtuosa”.

A teoria ética de Kant enfatiza a autonomia e a responsabilidade individual. Ele acreditava que os seres humanos são seres racionais capazes de determinar seu próprio curso de ação. Portanto, eles têm a responsabilidade de agir moralmente, mesmo que isso vá contra seus desejos ou interesses pessoais.

Em resumo, a ética kantiana afirma que as ações morais são realizadas por dever, com base em imperativos categóricos universais. Ela destaca a autonomia e a responsabilidade individuais e considera a razão pura como o fundamento da moralidade.