Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre governo geral.
Mapa Mental sobre governo geral (1)

Mapa Mental sobre governo geral (2)

Mapa Mental sobre governo geral (3)

Mapa Mental sobre governo geral (4)

Mapa Mental sobre governo geral (5)

Mapa Mental sobre governo geral (6)

Mapa Mental sobre governo geral (7)

Mapa Mental sobre governo geral (8)

Mapa Mental sobre governo geral (9)

Mapa Mental sobre governo geral (10)

Mapa Mental sobre governo geral (11)

Mapa Mental sobre governo geral (12)

Mapa Mental sobre governo geral (13)

Mapa Mental sobre governo geral (14)

Mapa Mental sobre governo geral (15)

Mapa Mental sobre governo geral (16)

Mapa Mental sobre governo geral (17)

Mapa Mental sobre governo geral (18)

Mapa Mental sobre governo geral (19)

Mapa Mental sobre governo geral (20)

Resumo sobre governo geral
O Governo Geral foi uma importante estrutura administrativa estabelecida pela Coroa Portuguesa no Brasil Colônia, com o objetivo de centralizar e fortalecer o poder real sobre a vasta e dispersa colônia. Instituído em 1549 por Dom João III, com a nomeação de Tomé de Sousa como primeiro governador-geral, o sistema visava substituir as Capitanias Hereditárias, que se mostraram frágeis e ineficientes.
O governador-geral representava diretamente o rei, concentrando em suas mãos poderes executivos, administrativos, judiciais e até mesmo legislativos, embora sob supervisão do Conselho Ultramarino em Lisboa. Suas principais funções incluíam a defesa do território contra invasões estrangeiras, a organização da produção e comércio, a aplicação da justiça, a administração da colônia e a promoção da catequese dos nativos, com auxílio dos jesuítas.
Para auxiliar em suas tarefas, o governador-geral contava com um conjunto de oficiais, como o Ouvidor-Geral, responsável pela justiça; o Provedor-Mor, encarregado das finanças; e o Capitão-Mor, responsável pela defesa e segurança. A sede do governo, inicialmente em Salvador, Bahia, foi o centro político, econômico e social da colônia por muitos anos.
A implementação do Governo Geral marcou uma virada na administração colonial, consolidando o poder português e impulsionando o desenvolvimento econômico e social do Brasil, embora também tenha intensificado o controle sobre a população e os recursos naturais. Essa estrutura, com suas nuances e mudanças ao longo do tempo, perdurou até a chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808, quando o Rio de Janeiro se tornou a nova sede do governo.