Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre novo acordo ortográfico.
Mapa Mental sobre novo acordo ortográfico (1)

Mapa Mental sobre novo acordo ortográfico (2)

Mapa Mental sobre novo acordo ortográfico (3)

Mapa Mental sobre novo acordo ortográfico (4)

Mapa Mental sobre novo acordo ortográfico (5)

Mapa Mental sobre novo acordo ortográfico (6)

Mapa Mental sobre novo acordo ortográfico (7)

Resumo sobre novo acordo ortográfico
O Novo Acordo Ortográfico, implementado no Brasil em 2009 e em Portugal em 1990, foi uma iniciativa para unificar a ortografia da língua portuguesa falada em diferentes países. O objetivo principal foi facilitar a comunicação, promover a cultura lusófona e otimizar a divulgação da língua em um mundo globalizado.
As principais alterações incluíram a abolição de algumas consoantes mudas (como em “acto” que passou a “ato”), a simplificação da acentuação (com a extinção do acento diferencial em palavras como “para/pára”) e a modificação do uso do trema (que desapareceu, exceto em palavras estrangeiras). Também foram feitas mudanças significativas na acentuação dos ditongos abertos em palavras paroxítonas (como em “ideia” que perdeu o acento).
A implementação do acordo foi um processo gradual, com um período de transição para que a população se adaptasse às novas regras. Apesar dos benefícios esperados, como a facilitação do aprendizado e a padronização da escrita, o Novo Acordo Ortográfico gerou debates e controvérsias. Críticos apontam dificuldades de adaptação, perdas culturais e até mesmo a complexidade de um sistema já considerado difícil. No entanto, defensores argumentam que a simplificação e a padronização são passos importantes para a modernização e a internacionalização da língua portuguesa, beneficiando a comunicação e a identidade dos países lusófonos.