Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre Poríferos e cnidários.
Mapa Mental sobre Poríferos e cnidários (1)

Resumo sobre Poríferos e cnidários
Os poríferos e cnidários são dois filos de animais invertebrados, representando os organismos mais simples no reino animal. Apesar de suas diferenças marcantes, ambos exibem características importantes para entender a evolução da vida.
Os poríferos, ou esponjas, são os animais mais primitivos, caracterizados pela ausência de tecidos e órgãos verdadeiros. Sua estrutura é simples, com poros que permitem a entrada de água e partículas alimentares, que são filtradas por células especializadas chamadas coanócitos. A reprodução pode ser assexuada, por brotamento ou fragmentação, e sexuada, através da liberação de espermatozoides e óvulos. As esponjas são essencialmente sésseis, fixando-se em substratos no ambiente aquático, e desempenham um papel importante na filtragem da água.
Os cnidários, por outro lado, apresentam tecidos verdadeiros, como epiderme e gastroderme, e um sistema nervoso rudimentar. São caracterizados pela presença de cnidócitos, células urticantes utilizadas para defesa e captura de presas. Exemplos incluem águas-vivas, corais e anêmonas-do-mar. Possuem uma cavidade gastrovascular que desempenha funções de digestão e circulação. Podem exibir duas formas corporais básicas: a pólipo (sésil) e a medusa (livre-natante). A reprodução pode ser assexuada, por brotamento, e sexuada, envolvendo a liberação de gametas. Os cnidários são importantes predadores e formadores de ecossistemas, como os recifes de coral.
Ambos os grupos desempenham papéis ecológicos significativos e ilustram estágios fundamentais na evolução animal.