Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre Revolução Federalista.
Mapa Mental sobre Revolução Federalista (1)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (2)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (3)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (4)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (5)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (6)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (7)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (8)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (9)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (10)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (11)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (12)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (13)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (14)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (15)

Mapa Mental sobre Revolução Federalista (16)

Resumo sobre Revolução Federalista
A Revolução Federalista, ocorrida no Rio Grande do Sul entre 1893 e 1895, foi um conflito armado que marcou a história da recém-proclamada República Brasileira. Movida por disputas políticas e ideológicas, a revolução opôs os federalistas (maragatos), liderados por Gaspar da Silveira Martins, defensores de um sistema descentralizado com maior autonomia para os estados, aos republicanos (pica-paus), adeptos de um governo central forte, representados pelo governo estadual de Júlio de Castilhos e apoiados pelo governo federal de Floriano Peixoto.
A revolução teve como estopim a disputa pelo poder no Rio Grande do Sul, mas suas raízes estavam na insatisfação com o governo de Floriano, visto como autoritário. Os federalistas, aliados a lideranças políticas e militares, iniciaram o conflito com o objetivo de depor o governo castilhista e impor seus ideais federalistas.
A guerra civil se espalhou por todo o estado e atingiu Santa Catarina e Paraná, causando grande instabilidade política e social. A luta foi marcada por violência, confrontos sangrentos e perdas significativas de vidas. O governo federal interveio para combater a revolução, enviando tropas e armas para apoiar os republicanos.
Apesar de inicialmente demonstrarem força, os federalistas foram gradualmente perdendo terreno. Após inúmeros combates, a revolução foi sufocada com a vitória dos republicanos, em 1895, culminando na rendição dos líderes federalistas. A Revolução Federalista deixou um legado de divisão e violência, consolidando a República Brasileira, mas a um alto custo de vidas e sofrimento.