Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre segundo reinado.
Mapa Mental sobre segundo reinado (1)
Mapa Mental sobre segundo reinado (2)
Mapa Mental sobre segundo reinado (3)
Mapa Mental sobre segundo reinado (4)
Mapa Mental sobre segundo reinado (5)
Mapa Mental sobre segundo reinado (6)
Mapa Mental sobre segundo reinado (7)
Mapa Mental sobre segundo reinado (8)
Mapa Mental sobre segundo reinado (9)
Mapa Mental sobre segundo reinado (10)
Mapa Mental sobre segundo reinado (11)
Mapa Mental sobre segundo reinado (12)
Mapa Mental sobre segundo reinado (13)
Mapa Mental sobre segundo reinado (14)
Mapa Mental sobre segundo reinado (15)
Mapa Mental sobre segundo reinado (16)
Mapa Mental sobre segundo reinado (17)
Resumo sobre segundo reinado
O Segundo Reinado, período da história brasileira que se estendeu de 1840 a 1889, marcou a consolidação política do Brasil sob o reinado de D. Pedro II. Inicia-se com o Golpe da Maioridade, que antecipou a ascensão do jovem imperador ao trono, e finda com a Proclamação da República.
Politicamente, o período foi marcado pela estabilidade institucional proporcionada pela figura moderadora de D. Pedro II e pela alternância no poder entre os partidos Conservador e Liberal, através da prática do “parlamentarismo às avessas”, onde o imperador nomeava e destituía os gabinetes ministeriais conforme seus interesses. A economia, baseada na agricultura, teve no café sua principal fonte de riqueza, impulsionando o desenvolvimento de São Paulo e a importação de mão de obra escrava, que culminaria na Lei Áurea em 1888.
Socialmente, o Segundo Reinado foi palco da ascensão da classe cafeicultora, que ganhou poder político e econômico. A escravidão, contudo, permaneceu como base da economia, com o processo abolicionista ganhando força com a Lei Eusébio de Queirós (1850), a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885). A Guerra do Paraguai (1864-1870) foi um marco, demonstrando o poder militar do Brasil e intensificando o sentimento nacionalista. O desgaste do regime monárquico, somado à questão religiosa e militar, contribuiu para a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, marcando o fim do Segundo Reinado.