Pular para o conteúdo

Mapas Mentais sobre Sepse

Compilação com os melhores mapas mentais, conceituais, infográficos, diagramas e resumos sobre sepse.

Mapa Mental sobre sepse (1)

Mapa Mental sobre sepse (2)

Mapa Mental sobre sepse (3)

Mapa Mental sobre sepse (4)

Mapa Mental sobre sepse (5)

Mapa Mental sobre sepse (6)

Mapa Mental sobre sepse (7)

Mapa Mental sobre sepse (8)

Mapa Mental sobre sepse (9)

Mapa Mental sobre sepse (10)

Resumo sobre sepse

A sepse, também conhecida como “envenenamento do sangue”, é uma condição médica grave e potencialmente fatal, causada por uma resposta desregulada do corpo a uma infecção. Essa resposta exagerada, desencadeada pela liberação de substâncias químicas no sangue para combater a infecção, acaba danificando os próprios tecidos e órgãos do corpo.

Qualquer infecção, seja bacteriana, viral, fúngica ou parasitária, pode levar à sepse. As infecções mais comuns que causam sepse incluem pneumonia, infecções urinárias, infecções na pele e feridas. Pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como idosos, bebês, pacientes com doenças crônicas (como diabetes e câncer) e pessoas em tratamento imunossupressor, estão em maior risco.

Os sintomas da sepse podem variar, mas geralmente incluem febre alta ou baixa temperatura corporal, calafrios, pulso acelerado, respiração rápida, confusão mental, pele pegajosa ou suada, e diminuição da produção de urina. À medida que a sepse progride, pode levar à sepse grave, caracterizada por disfunção de órgãos e choque séptico, uma queda perigosa da pressão arterial que pode causar insuficiência de órgãos e morte.

O diagnóstico precoce e o tratamento imediato são cruciais para a sobrevivência. O tratamento da sepse geralmente envolve antibióticos para tratar a infecção, fluidos intravenosos para manter a pressão arterial, medicamentos para aumentar a pressão arterial e, em casos graves, suporte vital, como ventilação mecânica e diálise. A prevenção da infecção é fundamental, através da higiene adequada, vacinação e tratamento rápido de infecções.