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Mapa Mental sobre vigiar e punir (1)
Mapa Mental sobre vigiar e punir (2)
Resumo sobre vigiar e punir
Michel Foucault, em “Vigiar e Punir”, analisa a evolução das práticas de punição e controle social na história ocidental. O livro não se limita a descrever o sistema penal, mas explora a íntima relação entre poder, conhecimento e a construção da subjetividade.
Foucault argumenta que a tortura pública, característica de sistemas de punição anteriores, gradualmente cede lugar a um sistema mais sutil e eficaz, centrado na prisão. A transição, segundo o autor, não é simplesmente uma mudança de método, mas uma transformação fundamental na própria natureza do poder.
O autor demonstra como o poder deixa de ser exercido diretamente, através da violência física, para se tornar mais difuso e permeável. Surge a disciplina, um novo modo de controle que se manifesta na escola, fábricas, hospitais e, particularmente, nas prisões. Essa disciplina se utiliza de mecanismos de observação, hierarquia e normatização para moldar os indivíduos, impondo padrões de comportamento e vigilância contínua.
A prisão, para Foucault, não é apenas um local de punição, mas um laboratório de exercício do poder disciplinar. Ela cria uma nova forma de saber, relacionando-se com as formas de controle dos indivíduos e contribuindo para o surgimento de uma sociedade cada vez mais normatizada e controlada. O livro, portanto, problematiza como a busca pelo controle social pode levar à internalização de normas e ao conformismo.